Direitos autorais

Caro visitante
Os textos aqui postados são da minha autoria e aqueles que não os são estão devidamente assegurado os direitos autorais pela citação da fonte.
É muito importante prezarmos pela ética e o respeito pelo direitos autorais.
Sem isso fica impossivel mantermos um bom nivel intelectual e de "convivência".
Acredite em você!
E jamais se "aproprie" do que não é seu. Existe uma legislação vigente que nos protege deste crime.

Márcia Aguiar

segunda-feira, janeiro 31, 2011

Psicoterapia

Quando estava na faculdade a cada teoria que conhecia surgia novos sentimentos, sentimentos de recusa, sentimento de identificação, amor e até aversão.. Com todas aprendi muito e poderia ter seguido algumas delas onde vi um pouco de mim e do que eu acredito.

Mas era preciso escolher a corrente (não gosto desse termo, mas vamos lá!) pela qual guiaria meus passos com meus clientes e minha vida profissional..  Alguma surpresa eu ter escolhido a Humanista? ;)

Sim escolhi seguir como base teórica os ensinamentos de Carl Rogers, a Abordagem Centrada na Pessoa. Porque é nessa máxima principal que dá nome a teoria que eu acredito. 

"Se eu deixar de interferir nas pessoas,
elas se encarregam de si mesmas.

Se eu deixar de comandar as pessoas,
elas se comportam por si mesmas.

Se eu deixar de pregar as pessoas,
elas se aperfeiçoam por si mesmas.

Se eu deixar de me impor as pessoas,
elas se tornam elas mesmas"

LAO-TSÉ
(Citação de Carl Rogers resumindo o princípio da Abordagem Centrada na Pessoa) 

Hoje ainda estudo muito dos outros teóricos que levo no coração e que suas idéias e suas pesquisas complementam e enriquecem meu trabalho.

Minha eterna gratidão aos meus professores, meus clientes, meus alunos  de Psicologia e de dança. Enfim, a todos que me ensinaram e me ensinam nos livros e na vida.

Deus abençoe a cada um!

 Márcia Aguiar

2 comentários:

  1. Olá.. Gostaria de saber de qual livro do Tio Rogers você tirou essa citação. :o)

    ResponderExcluir
  2. Olha só!! Quanta honra um sobrinho do Rogers me visitando! ;D

    Agora falando sério, a citação aprendi ainda em teorias da personalidade durante a faculdade, não lembro agora o livro.. Mas lembro que por conta dessa passagem minha turma leu o livro Tao de Lao-Tsé.

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir