Direitos autorais

Caro visitante
Os textos aqui postados são da minha autoria e aqueles que não os são estão devidamente assegurado os direitos autorais pela citação da fonte.
É muito importante prezarmos pela ética e o respeito pelo direitos autorais.
Sem isso fica impossivel mantermos um bom nivel intelectual e de "convivência".
Acredite em você!
E jamais se "aproprie" do que não é seu. Existe uma legislação vigente que nos protege deste crime.

Márcia Aguiar

quinta-feira, julho 08, 2010

Direitos autorais e a criatividade



Observem que postei duas notas sobre os Direitos Autorais do material aqui publicado.
Tenho uma preocupação muito séria com a ética. E sei que, infelizmente, não é uma preocupação de todos.
Deveria porque viveriamos num mundo muito melhor pautados na ética das relações.
Como a ética depende da moral e não é comum de todos. A lei existe para normatizar a vida, e impor regras e punições para aqueles que não sabem viver com base no respeito pelo outro, pelo direito do outro e neste caso, respeito pelo que é feito pelo outro.

Eu não entendo que satisfação pode dar a alguém chamar de seu a obra de outro. Lembro agora de um espetáculo de dança que assisti certa vez e que naquela noite fiquei tão feliz com a 'criatividade' das bailarinas e especialmente da criadora do evento.. Alegre, parabenizei-a. Tempos depois, que tristeza, estava assistindo vídeos de dança no youtube, e qual foi minha decepção por acaso passei por uma abertura de espetáculo exatamente igual a que eu tinha visto.
Fico sem entender. Afinal, que mérito tem em dizer que se fez algo que não se fez?
Sinceramente prefiro fazer algo menos virtuoso mas que sei que eu pensei, que eu prejetei idealizei. É tão bom curtir cada etapa da criação de uma coreografia, cada palavra de um texto, cada detalhe de uma pintura ou de uma peça de artesanato. Mesmo que não saia uma obra-prima.. Conheço a autoria. Tenho orgulho, sei que fui eu mesma que fiz!
Claro que eu também gostaria de ter escrito Fanatismo (Florbela Espanca), Romeu e Julieta (Shakespeare), pintado a Monalisa (Leonardo Da Vinci).. E quem me dera ter feito Ode a Alegria  do Beethoven.. Mas não fiz nada disso! Não me cabe os louros dessas obras.. Só minha admiração eterna!
Assim espero que o que eu aqui escrevi lhes sirvam de apoio se você cria suas próprias obras e de incentivo ir além.
E se por ventura, você copia. Que lhes sirva de orientação para a mudança de atitude!
Por fim, não faça isso. Não diga que fez o que não fez. Se realmente gostou do que viu ou leu.Cite a fonte. Respeite a autoria!
A Cezar o que é de Cezar já dizia Jesus. E quem somos nós pra ir contra! Não é?

Creio que a capacidade de criar é própria do ser humano, não se substime, faça! Você é capaz!
Se gostar de algo que alguém escreveu ou fez, peça a autorização do autor e cite sempre a fonte.
Dê autoridade a quem de fato tem.
Não é necessário se apropriar daquilo que não é seu. Faça suas próprias coisas, escreva sua própria história.
Não se conforme em ser uma mera cópia de alguém.. Você pode, acredite!

Se cada um fizer a sua parte vamos viver com mais justiça e amor.
Direitos autorais é coisa séria.

Deus abençoe você!
Grande abraço!

Márcia Aguiar

2 comentários:

  1. ai que tentação usurpar o génio alheio, nao respeitar direito de autor, e para conquistar admiração não revelar a fonte, passar assim por pessoa inteligente, é exactamente esse o caminho, ser um ladrãozinho, e murmurar ao seu ouvido bem baixinho A cada instante o artista tem de escutar o seu instinto e é isso que torna a arte a mais real de todas as coisas... gostou? nao serei eu um clássico, um Marcel Proust?

    ResponderExcluir